|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título:
|
Pesquisa mostra consumidor otimista quanto a melhora |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Adriano Luiz Martins, vicde presidente da Associao Comercial e Industrial de Marlia |
|
O vice presidente da Associao Comercial e Industrial (ACI) de Marlia, Adriano Luiz Martins, considerou como oportuna o resultado de recente pesquisa desenvolvida pela Associao Comercial de So Paulo (ACSP), que mostra uma tendncia de que o brasileiro est mais otimista quanto situao financeira futura. De acordo com o levantamento, uma parcela de consumidores acha que a situao vai piorar caiu de 37% em abril para 33% em maio; insegurana no emprego tambm diminuiu. Estamos vivendo uma nova expectativa diante dos fatos que esto acontecendo, mas precisamos acreditar em melhorias, comentou o dirigente ao analisar a pesquisa divulgada que mostra dados interessantes.
Outro fato positivo apresentado pela pesquisa que os que creem que sua situao melhorar subiu de 27% para 29%. Acredito que isso deve crescer com os comportamentos polticos, sociais, morais e econmicos que esto em plena ebulio, disse Adriano Luiz Martins que defende o fato de que as aes do Supremo Tribunal Federal, juntamente com a Justia Federal, tem oferecido esperana de melhorias no quadro poltico. Querendo, ou no, isso influencia diretamente no comportamento de toda a sociedade, opinou ao lembrar que a pesquisa foi feita entre 29 de abril e 14 de maio, em meio aos desdobramentos polticos que acarretaram no afastamento da presidente Dilma Rousseff.
O levantamento aponta melhora, tambm, na percepo quanto a perda de emprego. Em abril, 62% dos entrevistados estavam inseguros no trabalho, ao passo que em maio eram 59%. Esses dados positivos, contudo, no podem ser traduzidos em consumo de produtos mais dependentes de crdito. Manteve-se estvel o nvel de inteno de compra de eletrodomsticos. Em maio, apenas 12% disseram se sentir vontade para compr-los (13% em abril). J em relao a bens de maior valor, como imveis e automveis, 9% dos entrevistados disseram estar favorveis a esse tipo de compra em ambos os meses.
Os itens da pesquisa referentes situao financeira atual dos brasileiros no apresentaram variaes de um ms para outro. Apesar da melhora, o momento delicado, acrescentou Libnio Victor Nunes de Oliveira, presidente da associao comercial local. Aos poucos vamos restaurar a confiana, completou ao dizer que o governo precisa ter cautela, disposio e seriedade na busca pelas melhores solues econmicas e sociais. E os partidos tm que pensar no Pas, e no apenas neles mesmos, alfinetou o presidente da Acim, atual vice presidente da Federao das Associaes Comerciais do Estado de So Paulo (Facesp).
A pesquisa tem margem de erro de trs pontos e foi encomendada pela ACSP ao Instituto Ipsos, que fez 1.200 entrevistas domiciliares em 72 municpios, por amostra representativa da populao brasileira de reas urbanas (Censo 2010 e PNAD 2013), com seleo probabilstica de locais de entrevista e cotas de escolha do entrevistado, ambas baseadas em dados oficiais do IBGE.
#
Eficaz Comunicao Empresarial Ltda ME
Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo)
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
Skype: marciomedeiros8020
www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Clique
no logo acima e veja todos os textos produzidos. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|